CCJ

Missão 2010

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A História de Serra Preta

No combate a expulsão dos indígenas, ramificados aos tupis, do Território da antiga Santana do Camisão, bandeirantes chefiados por Brás Reis do Arção, em 1673, encorajador, penetram nas terras do atual Município de Serra Preta. No final do século XVIII os descendentes do primitivo Sesmeiro, arrendavam ao preço de cinqüenta mil réis por ano a Inácio Carneiro de Oliveira, procedente de Riachão de Jacuípe , a Fazenda Queimadas. Vieram também Domingos Vieira de Santana e José Joaquim de Oliveira Santos, que acolheram José Pereira Mascarenhas vindo do Piauí, fixando residência numa das elevações da citada fazenda , onde montou um engenho desenvolveu-se uma povoação que de início foi chamada de Boa Vista, pelo fato de servir de pouso de tropas com destino ao Sertão.

Neste povoado, um dos descendentes do primitivo desbravador João Carneiro de Oliveira, edificou uma capela cuja cumieira foi levantada em 15 de Agosto de 1722, sendo consagrada a Nossa Senhora do Bom Conselho. Daí em diante o povoado passou a chamar-se de Boa Vista do Bom Conselho. No dia 20 de outubro de 1831 foi criado o Cartório de Paz, já com o povoamento denominado de Serra Preta, sendo o seu primeiro serventuário Manoel Martins dos Santos.

O distrito de Serra Preta apareceu subordinado ao município de Santana do Camisão (Ipirá) até 19 de dezembro de 1953, quando criou-se o município, elevando de vila à categoria de cidade, desmembrando-se do município de Ipirá, a 07 de abril de 1955, decorreu a sua instalação na divisão administrativa de 1954 – 1958.

O nome Serra Preta originou-se devido às grandes matas que aqui existia sombrando a mata do lado poente ao nascente, aí escurecia a cidade, dando-se então o nome de Serra Preta.

Os naturais do município denominam-se serrapretenses.

4 comentários:

  1. ola gostaria de saber se conseguiria encontrar meu batisterio, não sei ao certo se fui batizada ai ou no bravo tambem nao sei ao certo o ano. se poder me ajudem muito obrigado
    email Misleideribeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Podemos sim procurar o seu batistério, mas para isso vc teria que entrar em contato conosco para passar seu dados.

      Paz e Bem!!

      Excluir
  2. boa noite,gostaria de ver as fotos do triduo de são francisco.que aconteceu no bravo no dia 09 de outubro.obrigada

    ResponderExcluir
  3. ola gostaria de saber se conseguiria encontrar meu batisterio, SOU FILHA DE MARTINIANO BATISTA E CONSTÂNCIA BATISTA SOUZA MEU NOME E ANTONIA BATISTA SOUZA .NO ANO DE 1935

    ResponderExcluir

Santo Antonio do Bravo 2010

Trez. Sto Antonio - 12/06/2010

Trezenário de Santo Antonio do Bravo - 01 a 08 junho

Trezenário Santo Antonio - 10 de Junho 2010

Trezenário Santo Antonio - 09 de Junho 2010